A prefeitura de Ibitinga reajustou a tabela de preços referente ao fornecimento de água potável, realizado através do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). O decreto nº 5.242, que determinou as ações, foi publicado no Diário Oficial de Ibitinga no último dia 26 de julho.
O reajuste foi de 20%. Entre os argumentos, para o reajuste assinado pela prefeita Cristina Arantes, há no texto do decreto, a explicação que não houve ''aumento das tarifas de água e esgoto nos anos de 2018, 2019 e 2020''. Ainda, foi mencionado que a autarquia concedeu reajustes salariais aos trabalhadores e também de vale alimentação, entre os anos de 2018 a 2020.
Outras justificativas para o reajuste, ainda foram o aumento da tarifa de energia elétrica, usava para captação e distribuição de água. Segundo o decreto, no período de janeiro de 2018 a junho de 2021, o aumento no preço da tarifa de energia foi de 36,74%. Ainda, o documento revela que está previsto um outro aumento de 20% destas despesas com energia elétrica, nos próximos meses, em decorrência (classificação da ANEEL) da bandeira vermelha II, devido a estiagem.
Reajuste
O Superintendente do SAAE e vice-prefeito Frauzo Ruiz Sanchez, explicou que o reajuste será aplicado nos talões com vencimento no mês de setembro, que ainda terão a leitura durante o mês de agosto.
Frauzo ainda explicou que o reajuste de 20% é abaixo do índice que vem sendo aplicado no mercado e dos fornecedores do SAAE, que se fosse acompanhar, seria em torno de 54%.