Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Araraquara confirma presença da variante Delta
Amostras foram positivadas pela Unesp. Nenhum dos pacientes está internado, mas seguem monitorados pela secretaria municipal
Araraquara confirma presença da variante Delta

 O Comitê de Contingência do Coronavírus informou, nesta quinta-feira (26), que após vários sequenciamentos semanais realizados com materiais coletados de pacientes de Araraquara, foi confirmada a presença da variante indiana do coronavírus conhecida como Delta. A confirmação é do laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp Araraquara. 

  De acordo com a presidente do Comitê e secretária municipal de saúde, Eliana Honain, o monitoramento tem sido recorrente a fim de detectar qual a variante do vírus que circula predominantemente no município. Em nenhum desses envios semanais de materiais coletados a variante havia sido confirmada. Porém, nesta semana, foram enviadas à Unesp 45 amostras e, dessas, sete vieram positivadas para a Delta, representando 15% do total. 

  O Comitê destacou que nenhum desses pacientes positivados identificados com a nova variante está internado ou apresentando sintomas graves da doença. Todos estão sendo monitorados pelas equipes de bloqueio da secretaria municipal de Saúde e estão clinicamente bem.  

  Uma delas, inclusive, saiu do período de transmissibilidade. Vale reforçar ainda que os comunicantes desses positivados estão sendo também monitorados para evitar descumprimento da quarentena e também verificar aparecimento de sinais e sintomas. 

  As idades dos pacientes são: 48 anos, 38 anos, 37 anos, 1 ano e 10 meses, 30 anos ,32 anos e 1 ano e 1 mês. Com exceção dos bebês, todos os demais já tomaram ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus. 

   O Comitê alerta para maior contágio da cepa originária da Índia. De acordo com estudos realizados e divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a variante Delta tem transmissibilidade 97% maior do que a cepa original do coronavírus, que teve origem na China, embora não se tenha confirmações sobre a maior agressividade da cepa. Os pacientes de Araraquara demonstraram sintomas já tradicionais como: fadiga, dor no corpo, tosse e febre. 

Com informações do site Araraquara ON

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546