O número de denúncias de crimes de intolerância registrados pela Ouvidoria da Secretaria Estadual da Justiça de São Paulo cresceu 24,5% entre janeiro e julho deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. É o que aponta um levantamento feito pela GloboNews com base em dados exclusivos do órgão.
De acordo com os números da Secretaria da Justiça e Cidadania, ao longo dos sete primeiros meses de 2021, foram registradas 311 denúncias de três tipos de crimes de intolerância. São eles: racial, religiosa e relativa à orientação sexual ou à identidade de gênero. Em igual período do ano anterior, 248 registros dessa natureza foram contabilizados.
O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (26) a criação de uma Delegacia de Diversidade para investigar crimes motivados por intolerância sexual, étnico-racial e religiosa. A unidade vai cuidar somente desses tipos de delitos. As vítimas podem comparecer presencialmente ou fazer o registro pela internet. A Delegacia da Diversidade Online pode ser acessada por meio do site https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.
Denúncias de crimes de intolerância:
De janeiro a julho de 2019 - 88
De janeiro a julho de 2020 - 248
De janeiro a a julho de 2021 – 311
Canais de denúncia
As denúncias de crimes de intolerância são registradas pela Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania por e-mail ou por telefone.
O e-mail é o ouvidoria@justica.sp.gov.br e o telefone é 11-3291-2621.
Fonte de dados: G1