Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
TJ-SP valida lei sobre pagamento de débitos tributários por cartão
Ação ajuizada pelo prefeito da cidade de Itápolis
TJ-SP valida lei sobre pagamento de débitos tributários por cartão

   Por unanimidade, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), julgou constitucional a Lei Municipal nº 3.672/20, de Itápolis, que dispõe sobre pagamento de débitos tributários por meio de cartão de débito e crédito.

   A Ação Direta de Inconstitucionalidade (2025313-94.2021.8.26.0000) foi ajuizada pelo prefeito da cidade, com a alegação de que a norma, de iniciativa parlamentar, viola o princípio da Separação dos Poderes e cria despesa sem precedente na previsão orçamentária.

    Segundo a  desembargadora Cristina Zucchi, relatora da ação, a norma dispõe sobre matéria tributária, “a qual não se inclui dentre aquelas reservadas à iniciativa legislativa do Chefe do Executivo (artigo 24, § 2º, da Constituição Paulista), não havendo que se falar em violação ao princípio da Separação dos Poderes”.

   Para ela, são inconstitucionais apenas o § 2º do art. 1º, que que fala em parcelamento dos honorários de procuradores municipais, que segundo a relatora, “constitui inegável invasão da esfera da iniciativa reservada ao prefeito do Município de Itápolis”, por incluir o parcelamento dos honorários advocatícios dos procuradores municipais”, e o art. 3º, que obriga o serviço autônomo de água e esgoto a oferecer pagamento por cartão de crédito ou débito, no caso, por violar o Princípio da Reserva da Administração ao tratar de regime tarifário de serviço público.

   Os integrantes do Órgão Especial seguiram o voto da relatora.

 

Fonte: Juristas

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546