Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
Moradores cultivam árvores frutíferas em praça do Jd. Almira
De 2020 pra cá, a praça ganhou mudas de Goiaba, Manga, Amora, Pitanga, Acerola, Pêssego; algumas já estão dando frutos
Moradores cultivam árvores frutíferas em praça do Jd. Almira

  Nomeada em 2003, como Orvile Russi “Vidor”, a praça no Jd. Almira ganhou dezenas de árvores nos anos de 2020 e 2021. Um grupo de moradores se reuniram para encontrar mudas, de árvores frutíferas, de diversas espécies, para o plantio. Agora estão fazendo a manutenção das árvores para que possam crescer. 

  Os cuidados em aguar as plantas, adubar, capinar as coroas e combater as formigas, seguem a todo vapor. Com o tempo o serviço vai aumentar, com as podas e alguns suportes nas árvores que precisarem de apoio.

  Atualmente, a praça, de 0,796 hectare (79.600 metros quadrados), já conta com 200 árvores, aproximadamente, segundo alguns moradores do bairro.

  A ideia surgiu desde quando a praça foi inaugurada, mas não era uma ação coletiva. Cada morador ia plantando uma árvore aqui, outra ali. 

   Moradores lembram que quando a praça foi construída, apenas algumas palmeiras estavam plantadas e não receberam manutenção. Com o tempo, de 2003 pra cá, a praça ganhou mudas de Ipê Roxo, Flamboyant, Quaresmeira, Jatobá, Acácia Amarela, Acerola e algumas Palmeiras.

  Agora, em 2020 pra cá, a praça recebeu espécies frutíferas, como pés de Goiaba, Manga, Amora, Pitanga, Acerola, Pêssego, Caju, Jabuticaba e Açaí. Algumas árvores, mesmo ainda jovens, já estão dando frutos.

  Nesta 'segunda parte' do projeto de reflorestamento da praça, uma 'caixinha' está financiando a mão-de-obra de toda a manutenção das árvores. O gramado e a manutenção da praça continua por conta da prefeitura.

  Outra novidade deste ano, que pode ser notada na praça, são placas, com mensagens de que o local deve estar sempre limpo. Cada visitante tem o dever e a obrigação de não deixar lixos, como latas, copos e garrafas plásticas, ou outro tipo de sujeira, ou embalagem.

Objetivo

   Segundo moradores, o objetivo do projeto é atrair o máximo de variedade de pássaros. No local, já é notório a presença de Canário, Sábia, João de Barro, Sanhaço, Maracanã e Bem-te-vi, entre outros.

  Com a chegada da época das chuvas, já prevista para o final da Primavera, as árvores entrarão em um estado de mais vigor, crescendo e dando mais frutos.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546