O Corpo de Bombeiros realiza uma ação nesta quinta-feira (07) para incentivar a doação de sangue em Borborema (SP). Toda a população que está apta para fazer a doação pode participar.
A coleta de sangue será feita a partir das 18h30 na Escola Municipal Ana Rosa, que fica na Rua José Theodoro Puzzi, 515.
As doações que podem ser de todos os tipos de sangue serão encaminhadas para o Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho em Jaú.
Salvando vidas
O sangue de cada bolsa coletada pode ser fracionado em hemocomponentes, como plasma, hemácias, plaquetas e crioprecipitado. Nesse sentido, uma bolsa doada pode ajudar a salvar até quatro vidas, já que os componentes são separados.
O plasma é usado em pacientes com problemas de coagulação, o concentrado de hemácias é utilizado no tratamento de anemia, o crioprecipitado é direcionado para tratamento de coagulopatias e as plaquetas para os casos de hemorragia ou em quimioterapia nos pacientes oncológicos.
Além dos procedimentos terapêuticos, o sangue proveniente da doação garante suporte às cirurgias eletivas e de urgência, assim como transplantes.
Quem pode doar
-Estar em boas condições de saúde;
-Ter entre 16 e 69 anos;
-Pesar no mínimo 50 kg;
-Estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h);
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4h que antecedem a doação);
Apresentar documento original com foto recente.
Doação x Covid-19
É importante destacar que as pessoas que já tomaram a vacina CoronaVac contra a Covid-19 devem aguardar o período de 48h para ser um doador, esse é o mesmo prazo para quem tomou a vacina contra a gripe.
Já aqueles que foram imunizados com a Oxford/AstraZeneca precisam esperar 7 dias para fazer uma doação de sangue. Quem teve Covid-19 só pode fazer a doação 30 dias após o fim do isolamento.
Fonte: G1 / TV TEM