Ibitinga, Sábado, 23 de Novembro de 2024
CULTIVO PROTEGIDO
Em busca de mais eficiência produtiva
 CULTIVO PROTEGIDO
ultivo protegido do Luciano Donizete Capana produtor de Tabatinga-SP

O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva informa que é sempre uma honra apresentar grandes histórias que servem de motivação para outros colegas do meio rural. Nessa semana, a entidade esteve em entrevista exclusiva com Luciano Donizete Capana, técnico agrícola e produtor rural da cidade de Tabatinga com mais um relato surpreendente sobre sua trajetória e seu segmento produtivo: o cultivo protegido.  

  O cultivo protegido consiste em uma técnica que possibilita certo controle de variáveis climáticas como temperatura, umidade do ar, radiação solar e vento. Esse controle se traduz em ganho de eficiência produtiva, além do que o cultivo protegido reduz o efeito da sazonalidade, favorecendo a oferta mais equilibrada ao longo dos meses. Além disso, o cultivo protegido permite que o efeito da sazonalidade diminua, favorecendo a oferta mais equilibrada ao longo dos meses. 

  Para Luciano Donizete Capana, produtor rural de Tabatinga, o interesse pelo cultivo protegido começou há seis anos. “Na verdade, antes de ter minha própria produção eu atuei no meio rural como funcionário e me formei em técnico agrícola o que contribuiu positivamente para minha produção. O amor pela terra começou pelo pai, ou seja, sempre tive contato com o campo.  Com o passar dos anos consegui comprar um pedacinho de terra onde montei minha primeira estufa e passei a trabalhar com o cultivo protegido. Após um tempo, aumentei minha área de estufa e hoje são aproximadamente 4.200 metros de estufa londrina. Atualmente, meu carro chefe é o pimentão, mas também produzo tomate, vagem e uva. O fato é que altas temperaturas, excesso de chuvas ou secas, granizo e geadas são preocupações constantes do produtor. As intempéries climáticas prejudicam tanto a qualidade quanto o rendimento da produção, podendo diminuir drasticamente a rentabilidade do negócio. Na minha opinião, para fazer frente a esses riscos, uma alternativa a ser considerada é o cultivo em ambiente protegido e se atentar para o manejo adequado dessa prática”, ressalta Luciano.

   Cultivar em ambiente protegido é muito mais que oferecer cobertura às plantas. A infraestrutura, por si, não proporciona todas as vantagens apontadas para o sistema. Para que a cultura se desenvolva com eficiência (alta produção, poucas perdas e melhor qualidade), alcançando os resultados esperados, é preciso que se conheçam muito bem as espécies que se pretende cultivar em ambiente protegido bem como as técnicas de cultivo para que o ambiente seja controlado de forma a atender as necessidades fisiológicas da planta.

 

PONTOS IMPORTANTES SOBRE O CULTIVO PROTEGIDO

Por Luciano Donizete Capana

 

-Independentemente da cultura que deseja aplicar o sistema protegido é sempre válido pesquisar qual é a variedade que mais indicada para a sua região.

-É primordial seguir a legislação fitossanitária rigorosamente, prestar muita atenção a utilização ou não de agrotóxicos. 

-Conselho maior: cuide do seu solo, o solo é o coração da sua propriedade, com muita matéria orgânica, microbiológicos, etc. Consulte pessoas que entendam sobre o assunto e trabalhem seu solo. 

-Cuidado com os adubos sais pois salinizam muito o solo prejudicando a absorção dos nutrientes pelas plantas. É um mito achar que o uso de adubo pode trazer benefícios para o solo. Dependendo de como é utilizado pode ocasionar um desequilíbrio nutricional. 

-Mantenha a constância e a disciplina. Não inove o tempo todo, ou seja, não faça diferente do que você já fez e deu certo. Cada solo é um solo, cada estufa atua de uma forma única. 

-A análise de mercado do que está sendo mais plantado na época também vale muito a pena, isso porque cada plantio tem um determinado momento de pico de produção. Tem que estar atento as épocas de cada cultura. 

-Faça anotações constantes como: o dia que plantou, o quanto pulverizou, quanto gastou, o quanto produziu. Isso te dará uma média de como foi sua produção, analisando se houve lucro ou prejuízo ou se ficou empatado. 

-Não esqueça de fazer a rotação de cultura com outra espécie produtiva podendo ser também realizada a rotação com cobertura verde. A rotação é muito importante para a conservação de seu solo.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546