O combate ao mosquito Aedes Aegypti deve ser contínuo. O mosquito transmissor de Dengue, Chikungunya e do Zika Vírus, está sendo alvo de ações de prevenção da Prefeitura de Ibitinga.
A proliferação do mosquito acontece em qualquer época do ano, mas com a temperatura quente nesta época, o surgimento de mosquitos aumenta.
“O Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado de Saúde e a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), vem alertando os municípios e solicitando ações visando controle de Aedes Aegypti, para um possível aumento dos casos de Dengue e Chikungunya para próximo ano 2022. Por meio desta problemática a Prefeitura de Ibitinga e SAMS realizaram, na primeira quinzena do mês de outubro, uma sala de situação, com todas as secretarias para dar início a uma mobilização intensificadas nas ações relacionadas a Arbovirose”, explicou Márcio Magliocchi, Chefe da Seção de Endemias, da Vigilância Epidemiológica de Ibitinga.
Fiscalização
A população deve realizar buscas de possíveis criadouros no quintal, como água parada em vasos de plantas, calhas e lajes, ou em materiais jogados no quintal.
Combate
Em Ibitinga, segundo Márcio Magliocchi, está acontecendo simultaneamente, um arrastão de limpeza de materiais inservíveis nos bairros e ações de educação sobre o tema nas escolas (como palestras e apresentações teatrais sobre o tema).
Denúncias
A população pode denunciar casos de focos de água parada, em sujeira de vizinhos ou em imóveis abandonados, ligando para o SAMS (Serviços Municipal de Saúde), ligando para o número do SAMS; (16) 3352-7080.