Ibitinga, Quinta, 25 de Abril de 2024
Agronegócio brasileiro bate recorde de exportações
Setor sofreu interferência do dólar, e alimenta mais de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo
Agronegócio brasileiro bate recorde de exportações

  O agronegócio brasileiro, bateu novo recorde brasileiro e movimentou US$ 102 bilhões com exportações de janeiro a outubro deste ano, superando os US$ 101 bilhões de 2018 — e estes números podem subir até o fim de dezembro. Os dados foram divulgados, pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), na quarta-feira (08) o balanço do agronegócio brasileiro em 2021 e as expectativas para 2022.

   O motivo de tantas exportações, por boa parte da cadeia do agronegócio, consiste em produtos cujo preço é atrelado ao dólar — que se valorizou muito em comparação com o real.

   Com isso, naturalmente, os produtos brasileiros ficaram mais acessíveis para os estrangeiros, aumentando a demanda pela nossa produção.

   Pela lógica do mercado, ficou muito mais vantajoso para os produtores nacionais venderem para o mercado externo do que para o Brasil — e foi o que eles fizeram. O resultado? Aumento nas vendas e recorde no setor.

Trabalho e alimento; fruto do agronegócio brasileiro: 

   O setor representa 1/3 do nosso PIB e emprega 1 a cada 3 trabalhadores nacionais. Atualmente, mais de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo são alimentadas por nossa agricultura. 

   O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 4,33% no segundo trimestre, acumulando alta de 9,81% no primeiro semestre de 2021. Os dados foram calculados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546