Importante melhoria no canal de navegação da eclusa da Usina Hidrelétrica de Ibitinga, no Rio Tietê (SP), foi concluída com suporte do Governo Federal. Já estão finalizadas as obras de dragagem e adequação do canal de acesso à eclusa, executadas integralmente durante a atual gestão e com recursos da União. Além de reforçar a segurança na estrutura do muro guia, as intervenções reduzem o tempo de aproximação das embarcações e de acesso dos comboios à câmara do local, que possibilita a transposição do nível do rio, facilitando o transporte de cargas pela hidrovia.
Os serviços consistiram no alargamento e na retificação do canal, com escavação de 400 metros junto à margem direita do reservatório de Ibitinga, perto da barragem. Locali-zado na região de acesso pela Rodovia Cesário José de Castilho (SP-321), no km 407, o canal de acesso à eclusa de Ibitinga começou a receber as obras de adequação em 2019. No total, o investimento na obra foi de R$ 9,3 milhões – 100% verba alocada pelo Orçamento Geral da União.
Convênio
As melhorias atendem ao estabelecido em termo de compromisso firmado entre o Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e o Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH-SP). Enquanto o órgão do Executivo estadual contratou empresa responsável e fiscalizou a obra, coube à autarquia federal transferir os recursos necessários e acompanhar a execução das intervenções.
A obra é, portanto, importante solução estabelecida para reduzir a força do impacto das embarcações contra o muro guia, preservando a estrutura e o sistema de defensas. Ao mesmo tempo, o trabalho no canal de acesso reduziu o ângulo de aproximação dos comboios por meio da melhoria da geometria local, com o aumento do raio de curvatura da via, contribuindo ainda para a redução do tempo de viagem das embarcações.
*Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social do DNIT
Fonte: Governo Federal