Neste dia 07, o Centro de Zoonoses de Ibitinga divulgou, através da prefeitura, um caso de raiva bovina em Ibitinga. A doença não tem cura e só pode ser evitada com a vacinação anual do rebanho. O local onde o caso foi registrado não foi divulgado.
Segundo dados da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, a raiva de herbívoros é uma doença letal que pode ser transmitida ao ser humano e tem como o principal transmissor o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus.
Essa espécie de morcego também pode atingir a população de herbívoros domésticos (bovinos, equídeos e outros) onde este encontra uma condição ideal para buscar seu alimento.
Caso no estado de SP
Um caso confirmado de raiva de herbívoros foi confirmado no município de Oriente, região de Marília, no dia 12 de julho de 2021.
Cuidados
Em caso de se observar casos de animais com sinais sugestivos de raiva (andar cambaleante, salivação, andar em círculos, desorientação, não conseguir manter-se em pé, não conseguir se levantar, com movimentos de pedalagem e óbito) e sinais de ataques de morcegos no rebanho é preciso comunicar imediatamente a Coordenadoria de Defesa Agropecuária. As formas de contatos estão disponíveis na página da Coordenadoria na internet, em www.defesa.agricultura.sp.gov.br
Outra medida que deve ser tomada é realizar a vacinação de todo o rebanho suscetível da propriedade.