No último dia 04 de janeiro, uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Ibitinga, em atendimento a denúncia, pelo Jardim Verona em Ibitinga (SP), constatou a presença de 08 aves nativas conhecidas popularmente como “canário da terra”.
De acordo com informações da PM Ambiental, todas as aves estavam sem nenhum tipo de anilha de identificação, o que é irregular.
Questionado, o senhor E.C. (só as iniciais foram divulgadas) informou ter apanhado as aves, para prestar cuidados, quando elas caíram de um ninho.
Diante dos fatos, foi elaborado em desfavor do envolvido, o Auto de Infração Ambiental com penalidade de multa simples, no valor de R$ 4.000,00, com base no artigo 25, parágrafo 3°inciso III da Resolução SIMA nº 05/21.
As aves foram aprendidas e posteriormente soltas em seu hábitat natural, e as gaiolas destruídas. O local da soltura dos animais não foi divulgado.
Ainda de acordo com a PM, in tese, o envolvido incorreu em crime ambiental, tipificado no artigo 29, parágrafo 1°, inciso III (Por ter / em cativeiro) da lei federal nº 9605/98.