No último dia 1º, durante a ‘Operação Carnaval’, a Polícia Militar Ambiental de Ibitinga flagrou um pescador amador infringindo a legislação ambiental, pescando em área proibida, na Usina Hidrelétrica de Ibitinga, no Rio Tietê. O homem, que não teve a sua identidade revelada, estava com um barco a remo e um caniço simples de bambu.
Na abordagem os policiais não encontraram nada de ilícito, mas ao verificar a distância da embarcação, através do Google Maps, notou-se, que o barco estava em uma distância menor de 1.000 metros da barragem. Questionado, ele afirmou que não tinha conhecimento da proibição de pesca naquele local.
A embarcação e o petrecho de pesca foram apreendidos e depositados na sede da Base Operacional de Ibitinga, onde permanecerão até a destinação final.
Cabe salientar que o autor também incorreu no crime tipificado no artigo 34 Caput, da lei 9.605/98.
Diante dos fatos, foi aplicado multa de R$ 2 mil, porém, o valor foi duplicado por infração ter sido cometida no feriado, conforme prevê a legislação. De acordo com a PM Ambiental, a multa se diz conforme preconiza o artigo 35 da Resolução SIMA 05/21.