No último dia 13, uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Ibitinga, aplicou multas que totalizaram mais de R$ 12 mil para pescadores flagrados na eclusa da hidroelétrica, no Rio Tietê, em Ibitinga.
Durante um patrulhamento terrestre, os policiais encontraram os pescadores, em uma distância inferior a mil metros da barragem, o que é proibido. F. H. S, V.F.S. e A.B.S. (só as iniciais foram divulgadas), que no momento da abordagem haviam capturado 02 peixes da espécie “piau três pintas”, informaram desconhecer tal proibição de pesca para o local.
Diante dos fatos, foi lavrado os pertinentes autos de infrações ambientais, com a sanção de multa simples, no valor de R$ 2.020,00, desfavor de cada envolvido conforme preconiza o artigo 35 da Resolução SIMA 05/21, “ por pescar em local no qual a pesca seja proibida”. O valor final da multa foi dobrado conforme preconiza o GPO ( Guia de Procedimentos Operacionais), devido o flagrante ser em um domingo. Os pescadores também responderão por crime tipificado no artigo 34 Caput, da lei 9.605/98.
Os petrechos de pesca foram apreendidos e depositados na sede da Base Operacional de Ibitinga, onde permanecerão até a destinação final e pescado por ainda estarem vivos forma liberados em seu habitat natural.