No último dia 07, a Polícia Militar Ambiental de Ibitinga aplicou R$ 11.590,00 em multas para cinco pescadores amadores, que estavam em local de pesca proibida, no município de Ibitinga, no rio Tietê.
Os policiais estavam em patrulhamento náutico, durante a operação Pré-Semana Santa, e surpreenderam 5 pescadores; E.V, M.R.A.C, V.S, A.S e E.M. (só as iniciais foram divulgadas). Eles estavam utilizando-se de redes de emalhar, e alegaram não saber que tal prática era proibida.
Após a constatação da infração Ambiental, foi lavrado o competente auto de infração ambiental no valor de R$ 2.318,00 para cada pescador, pela infringência do artigo 35, parágrafo 1, inciso II da Resolução SIMA 05/2021, sendo realizada também a apreensão de 2 redes de pesca, medindo no total 70 metros, 7,95 kg de peixes da espécie porquinho, corvina e piranha, um caiaque e um remo.
O peixe foi descartado em aterro sanitário, por causa do forte odor. As redes se encontram depositadas na sede da Polícia Ambiental de Ibitinga.
Os pescadores in tese cometeram crime ambiental tipificado no artigo 34, parágrafo único, inciso II, da lei Federal 9.605/98.