Ibitinga registrou este ano, até o mês de março, 31 casos positivos de dengue, sendo 109 notificações de suspeitas. Os casos registrados até março, em Ibitinga, são quase o triplo de casos registrados em todo o ano passado, quando foram registrados 13 casos. Os dados são do Centro de Vigilância Epidemiológico estadual.
2021
Ibitinga teve redução em casos de Dengue, em 2021, segundo dados divulgados pelo Centro Epidemiológico Estadual. Em 2021, foram 121 casos notificados, e 13 casos positivos; redução de 34,22 % dos casos positivos, comparados com dados de 2020, quando Ibitinga registrou 319 casos notificados e 38 casos positivos.
O mosquito Aedes aegypti causa também a chikungunya e a doença do zika vírus. Para eliminar o mosquito, toda população deve fazer sua parte, eliminando a água parada.
Varredura
A prefeitura de Ibitinga divulgou, que no mês de janeiro deste ano, foram identificadas, 11.820 criadouros do mosquito Aedes aegypti, durante a vistoria de 15.654 imóveis, de Ibitinga e do distrito de Cambaratiba. Do total de criadouros encontrados, 743 possuíam larvas do mosquito transmissor da Dengue.
Os número representam, segundo a prefeitura, 3,62% no índice de densidade larvária; muito superior ao índice de 1,79%, registrado no mesmo período em 2021.
A porcentagem (3,62%), coloca a cidade em alerta para a possibilidade de novos casos de Dengue em Ibitinga, segundo dados divulgados em janeiro pelo setor de Controle de Edemias.
Como evitar a proliferação do mosquito da Dengue:
-Elimine qualquer recipiente que acumule água parada.
-Limpe as calhas do seu imóvel
-Guarde garrafas de ponta cabeça
-Faça a destinação correta de pneus velhos
-Lave recipientes que armazenam água, como bebedouros de animais e cães
-Vasos com plantas aquáticas devem ser limpos constantemente
-Vasos comuns de plantas devem estar cobertos com terra
-Mantenha a caixa d'água coberta
-Faça denúncias na prefeitura, caso saiba de acúmulo de água nos quintais de vizinhos.