Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Corpus Christi 2022 em Ibitinga será presencial
A 42ª edição do evento em 2022 marca a 40ª edição com ruas enfeitadas com bordados. São esperados 20 mil turistas.
Corpus Christi 2022 em Ibitinga será presencial

   Depois de dois anos de forma remota; sendo transmitidos pela internet e com uma procissão só de carros, o tradicional evento do Corpus Christi em Ibitinga será presencial. O ano de 2022 será marcado com a realização da 42ª edição do evento, e a 40ª edição com ruas 'bordadas'. O aniversário de quatro décadas com ruas com  bordados era esperado para acontecer em 2020, mas adiado pela pandemia de Coronavírus.

   A procissão de fiéis, pelas ruas do centro, será retomada, confirmou um dos organizadores do evento, Dejanir Storniolo Júnior. “Esse ano Ibitinga vai ter uma grande surpresa”, garantiu.

   No próximo dia 16, o evento contará com a Santa Missa às 8:00 horas, seguida da Missa dos Turistas às 10:00 horas. Às 15:00 horas, será a saída de procissão, em frente da Igreja Matriz. O cortejo percorrerá 10 quarteirões bordados. Representantes das cinco paróquias de Ibitinga estarão reunidos, na procissão com o santíssimo. É esperada a presença do bispo auxiliar da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina.

   Tanto na igreja e na procissão, está sendo recomendado o uso de máscaras.

Decoração

   Segundo Dejinha, os produtos a serem expostos nos quarteirões estão montados, mas ainda faltam doações. “Nosso propósito este ano é de colocar os melhores bordados nas ruas. Portanto, as empresas que estão conosco, vão doar o que tem de melhor. Quem vim para Ibitinga vai se surpreender, com o brilhantismo da decoração e com as peças expostas”, explicou, sobre a excelência da qualidade dos bordados. 

  Haverá a exposição de bordados confeccionados de bordado artesanal, como era feito antigamente por maquininhas, e também outro em homenagem ao venerável Menino Nelsinho Santana, que é de Ibitinga e é candidato a ser beatificado pela igreja Católica. O processo de beatificação ainda está em curso.

Tema

  O tema deste ano será “Eucaristia, o pão para um povo a caminho”. Já os quarteirões, “vão estar abordando o tema da campanha da Fraternidade, que é educação e fraternidade”, explicou Dejinha. Segundo ele, os quarteirões tratarão temas sobre educação, como educação ambiental, educação formal, educação para religiosidade, educação para a fraternidade, entre outros tipos de educação.

  Toda a renda arrecadada no evento, será destinada para a Associação Bom Jesus, para a manutenção do Lar São Vicente de Paula (Asilo).

Coronavírus

   Em 2020, quando a cerimônia de Corpus Christi e a procissão com as ruas bordadas completaram 40 anos em Ibitinga, no primeiro ano da pandemia, somente 30% da capacidade da Igreja Matriz pôde abrigar os fiéis. Uma carreata de carros substituiu a tradicional procissão, logo após a missa. A comunhão foi distribuída em sistema de drive-thru, para fiéis que seguiam de carro, atrás do carro do padre. O mesmo aconteceu em 2021.

Manifestação de fé

  O Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica desde 1264. Este é o único dia em que a eucaristia, que representa o corpo e sangue de Jesus Cristo, deixa o ambiente das igrejas e percorre as ruas das cidades entre os fiéis.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546