Fala cervejeiro, cervejeira, amante da bebida mais consumida no mundo!
Estamos de volta com mais uma edição! ia e como vocês estão, espero que tudo bem e sempre degustando uma boa cerveja .
Nesta edição vamos falar um pouco sobre a tal da PURO MALTE!
E para você entender um pouco como tudo começou vamos voltar alguns anos, neste mês de abril no dia 23 pra ser bem exato se comemora a lei de pureza alemã. E foi em 1.516 nesta data quando então Duque Guilherme IV da Baviera instituiu que a cerveja deveria ser fabricada com apenas três ingredientes água, malte de cevada e lúpulo (nesta época a levedura não era reconhecida sendo adicionada tempos depois) este então é um dos decretos alimentares mais antigos da Europa, isso mesmo a bebida é considerada um alimento na Alemanha.
Então em 1.906 a Reinheitsgebot tomou proporção por toda Alemanha, mesmo com algumas mudanças após a segunda guerra mundial o decreto é seguido a risca por toda Alemanha .
Pois bem por essa que a definição de “puro malte “ hoje ganha o mercado em certos lugares do mundo, como se fosse um produto de qualidade superior as demais cervejas que levam adjuntos em suas composições, mas nem sempre quer dizer que uma cerveja puro malte vai ser 100% com qualidade esperada .
Cervejas como “american lager” (Brahma, Antarctica, Cristal etc..) estas de gondolas que a maioria é acostumada a tomar no churrasco nos bares, são cervejas muito bem executada por alguns fabricantes, deixando a desejar com logísticas de transportes e armazenamentos, más condições como estas citadas podem baixar a qualidade em até 30% da bebida até o consumo, mesmo sendo uma “puro malte”.
Cervejas de escola belgas em sua maioria levam adjuntos e são cervejas extremas e complexas em sabor e aromas, muitas delas utilizam de condimentos e frutas, um exemplo de cerveja belga que muitos já devem ter tomado (se não provou vai querer provar ) é uma clássica Wit Bier, esta cerveja leva em sua composição trigo não maltada, casca de laranja e semente de coentro. Uuma cerveja leve e refrescante que contêm adjuntos .
Uma dica pra quem quer apreciar uma boa cerveja (puro malte ou não), verifique a data de validade irá provar uma cerveja mais fresca, se possível refrigerada, em lugares sem contato com a luz solar (vitrine de conveniência por exemplo ), e sim as latas preservam mais a bebida, tanto no aroma, sabor, carbonatação (gás).
Espero que tenham gostado desta breve explicação do mito da Puro malte.
Até a Próxima e boas cervejas!
Beba menos, beba melhor!
Se beber não dirija!
*Thiago Ribeiro da Silva , 35 anos, é Sommelier de cervejas formado pelo Instituto da Cerveja Brasil, Tecnólogo em cervejas, Mestre cervejeiro formado pelo Instituto da Cerveja Brasil reconhecido pela universidade Forschungszentrum Weihenstephan de Munique na Alemanha, Proprietário do Balcão Pub Ibitinga-SP, cervejeiro caseiro e apaixonado por cervejas especiais.