A Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga tem como uma de suas prioridades a Linha de Cuidado Materno Infantil, objetivando garantir atenção integral e de qualidade às mulheres em seu período gravídico puerperal e aos recém-nascidos.
Com esse compromisso de desenvolvimento de ações que fortaleçam todos os pontos da Atenção Hospitalar a instituição está passando pelo Processo de Cadastramento para a RAMI.
A Rede de Atenção Materno Infantil (RAMI) é uma atualização da proposta da Rede Cegonha, ambas com objetivo de reduzir a Mortalidade Materna e Infantil no país, aderindo a Rede Cegonha, de abrangência macro regional.
Em 2022 o Ministério da Saúde deu início à implantação da Rede de Atenção Materna e Infantil (Rami) em todo o território nacional. A RAMI é desenvolvida de acordo com critérios epidemiológicos, taxa de mortalidade infantil, razão de mortalidade materna e densidade populacional, mantendo critérios e serviços que estruturavam a Rede Cegonha, com perspectiva de ampliar a abrangência de serviços, fortalecer componentes existentes e criar novos.
Na sexta-feira, dia 25 de novembro, a Coordenadora do Grupo de Enfrentamento á Morte Materna Infantil e Fetal da Secretaria do Estado de São Paulo, Adriana Dias e a Diretora da DRS III Araraquara, Mary Cristina Ramos Pinto, estiveram na Santa Casa em visita para condução do processo de credenciamento.
De acordo com a Diretora Executiva da instituição, Vanessa Pultrini, a Santa Casa de Ibitinga está em constante evolução, sempre fundamentada em princípios que promovam a garantia de integralidade do paciente, qualidade e segurança no cuidado humanizado, voltados ao fortalecimento das estruturas já existentes e à criação de novos componentes. O processo de cadastramento da RAMI é mais um passo no aprimorando e o fortalecimento da assistência as gestantes e recém nascidos, instituindo diretrizes para o cuidado Integral, médico obstetra 24h presencial, assim como como enfermagem. A Diretora finaliza agradecendo a todos os profissionais que contribuem para a construção e inovação da Santa Casa.
Fonte: Assessoria de Imprensa