Fiscalização na pandemia
“A questão é a seguinte, eu recebi muitas reclamações. As pessoas de bem acabam acatando as normas, as leis, os decretos e fazem a parte delas, em relação a fase vermelha a e laranja. Infelizmente, outras pessoas não cumprem essas leis e acabam aglomerando e colocando a vida de outras pessoas em risco”, explicou o vereador Richard Porte de Rosa (PSDB), na última Sessão Legislativa, na terça-feira 02.
Tem que fiscalizar
Para o vereador, se existe uma classificação que determina maior isolamento social da população, então deve-se fiscalizar se estas imposições estão sendo cumpridas.
Tem que explicar
“Falta a empatia e educação”, reiterou. Para o vereador, falta fiscalização. “Não adianta só no papel, só na teoria, colocar que nós estamos em fase vermelha ou laranja, porque infelizmente existe pessoas não tem a consciência da gravidade que é isso”, explicou.
Poucos no caminho certo
“Se não tiver a fiscalização, infelizmente não dá certo. Uma ou outra fazendo certo e outras aglomerando e colocando em risco pessoas do bem, infelizmente não dá certo”, avaliou Richard.
Ligado
“Eu estou totalmente ligado a saúde em Ibitinga”, explicou o vereador Edson Fernando Inácio (MDB), lembrando que já foi interventor da Santa Casa. Fernando, explicou que sabe como funciona o sistema de saúde e o plano de contingência de Ibitinga e por isso ele pode afirmar com propriedade.
Equipes empenhadas
“O que eu sei é que nós de Ibitinga temos pessoas integralmente envolvidas e dedicadas na saúde de Ibitinga”, explicou. “Não é fácil para a Guarda Municipal chegar firme, mas ele se dedicam”, explicou Fernando, sobre a fiscalização de aglomeração. “Temos que ter consciência sobre a aglomeração”, disse.
Combater as falsas notícias
O vereador Murilo Cavalheiro Bueno (PDT) explicou que existe em Ibitinga um crescimento nos casos de contaminação. “Agora é um momento de dialogar com a sociedade e combater informações falsas que venham colocar em dúvida a segurança e a eficácia da vacina”, explicou o vereador.
Recusaram
O vereador afirmou, na explicação pessoal, que 15 profissionais da saúde em Ibitinga se recusaram em receber a dose da vacina. Segundo Murilo, a informação foi colhida, por ele, junto com autoridades sanitárias da cidade.
Economia
Outro requerimento de grande importância, foi do vereador Richard, sobre o índice de reajuste do IPTU (imposto Predial Territorial e Urbano). Através do requerimento de informação, o vereador quer saber se a prefeitura vai reajustar o valor do imposto.
Abrir mão
“Esse ano de 2020 foi um ano muito difícil”, explicou. 'O meu questiona-mento é pra saber se haverá possibilidade de se manter o mesmo valores pra esse ano de 2021, para que ele não tenha reajuste nesse momento agora que estamos passando”, explicou Richard.