Contaminados
Na última Sessão Legislativa, na terça-feira 02, a vereadora Alliny Fernanda Sartori Padalino Rogério (MDB), declarou que muitas pessoas não cumprem o período estipulado para isolamento social quando estão na espera da confirmação laboratorial, de COVID-19. Para a vereadora, é preciso que possa existir algum mecanismo para identificar quem está como suspeita da doença.
Identificação
“Esse é um problema que a gente vem acompanhando desde o início da pandemia. Muitas coisas poderiam ter sido evitadas se as pessoas realmente entendessem e cumprissem todas as determinações que são orientadas pelos profissionais da saúde”, disse Fernanda.
Cores
A vereadora ainda sugeriu, através de um projeto de lei, que as pessoas possam ser identificadas com pulseiras coloridas. Cada cor indicaria se a pessoa está com suspeita, ou se já foi diagnosticada como caso positivo para a doença da pandemia. A justificativa, seria evitar a proliferação da doença em nosso município.
Isolamento e Distanciamento
“A gente sabe de relatos de pessoas que não cumprem a quarentena e o isolamento social”, disse a vereadora, no uso da palavra durante a Sessão Legislativa.
Saúde
A ideia do projeto de lei da vereadora Alliny é que os profissionais de saúde possam ser os únicos a colocar a pulseiras nas pessoas com suspeitas de COVID-19, e os únicos a retirar as pulseiras, no caso de não haver mais presença da doença no indivíduo. O projeto foi apresentado na Câmara de Vereadores, está sendo analisado, e ainda não foi aprovado.
Lixo
O vereador Adão Ricardo Vieira Prado (PSL) apontou que um grande acúmulo de lixo e de materiais inservíveis está depositado de forma ir-regular em uma área rural, próximo ao córrego da Água Quente. Segundo o vereador, depósito irregular de lixo, próximo a Cruz do Cigano, é muito triste.
Motivos não há
Vereador lembrou que a prefeitura realiza o Mutirão da Limpeza, para recolher este tipo de material dos bairros da cidade e que existe em nossa cidade, uma empresa que circula em todos os bairros da cidade coletando lixo. Motivos estes para que a população pudesse evitar jogar lixo em áreas rurais.
Meio Ambiente
“Temos informação, tanto via rádio como também na internet, da questão de preservarmos o Meio Ambiente, e se deparamos infelizmente com essa situação que está acontecendo”, desabafou Adão. “É triste ver essa situação, um lixo ao céu aberto”, relatou o vereador, que esteve no local e tirou fotos.
Descarte
O vereador Ricardo ainda afirmou que existem outros locais onde as pessoas estão fazendo descarte irregular de lixo, resíduos têxtil, aparelhos eletrônicos, entre outros, e que este hábito está incomodando pessoas que vivem e trabalham nas áreas rurais de Ibitinga.