Kit COVID-19
Na última Sessão Legislativa, realizada na Câmara de Vereadores de Ibitinga, na terça-feira 22, o vereador Adão Ricardo Vieira do Prado (PSL) protocolizou um requerimento de informação, para saber se a prefeitura do nosso município tem a intenção de distribuir remédios de tratamento preventivos da COVID-19.
Precoce
Ricardo ainda perguntou se existe um estudo ou planejamento de um tratamento precoce com medicamento que poderiam vir a proteger a população da COVID-19.
Medidas
Outra pergunta, feita pelo vereador Ricardo, era se caso não existam essas medidas, o que impediria as providências de implantação das tais medidas.
Distribuição
Na justificativa, Ricardo lembrou que muitas cidades e estados do Brasil estão fazendo doações de remédios do 'Kit Prevenção' para a população. Ainda, Ricardo afirmou que o kit contribui para o fortalecimento da imunidade. Ricardo lembrou que muitos profissionais da saúde são favoráveis, e outros são contrários a medida, mas a cidade de Tabatinga fez a doação do kit de remédios; 'Kit CO-VID-19'.
Preocupação
A vereadora Alliny Fernanda Sartori Padalino Rogério (MDB) afirmou que a saúde e a qualidade de vida da população é muito importante, e que a questão preocupa as autoridades sanitárias, os agentes públicos e os profissionais de saúde.
Ciência
“Existe muitos estudos em relação da defesa da ciência, e a Associação Médica Brasileira, ela coloca essa questão do COVID-19, ou um trata-mento precoce, contribui e muito, para aumentar o número de mortes de pacientes graves”, explicou a vereadora Alliny, que ainda afirmou que o kit “gera uma falsa sensação de segurança na população”, disse.
Eficaz?
Para Alliny, alguns medicamentos que compõe o kit não possuem eficácia contra o COVID-19, e esta informação foi obtida, segundo a vereadora, por divulgação da associação médica. Para Sartori, o kit COVID-19 não possui eficácia contra o coronavírus, tanto da fase inicial, quanto na fase avançada da doença.
Ninguém sabe
A vereadora Daniela Cristina Souza Branco de Rosa (PSL) lembrou que qualquer nova doença que possa surgir no mundo, para se ter total conhecimento sobre a mesma, os cientistas e as autoridades médicas levam um tempo de até dez anos. Daniela de Rosa lembrou ainda que estamos vi-vendo há um ano de pandemia, o que muita coisa ainda há de se aprender com a doença.
Prefeitura vai responder
O requerimento do vereador Ricardo foi aprovado e será respondido pelo Executivo dentro do prazo regimental.
Mortes
Ainda sobre a COVID-19, a presidente da Câmara, a vereadora Daniela de Rosa, afirmou que naquela data, o Brasil chegou a 3 mil mortes diárias “e isso nos assusta muito”, disse a vereadora. Daniela ainda lembrou das famílias que estão em estado de vulnerabilidade, sem Auxílio Emergencial.
Exemplo
Três moções de agradecimentos foram geradas na Câmara, destinadas à empresários de Ibitinga. Um foi para o industriário Manoel Roberto Alves Lopes, outra para Eliezer Turco. A terceira foi para Gustavo Ferro. Sobre estas moções, a presidente da Câmara alegou que é importante divulgar a doação para que outros empresários possam fazer o mesmo.
Respiradores
As moções para Manoel Lopes (Andreza Enxovais) e Eliezer Turco (Mix Lar) se deram por causa de doações de respiradores para a Santa Casa, neste mês de março. Cada empresário doou um equipamento. A moção para Gustavo Ferro (Grão de Gente) se deu por causa de uma doação de R$ 102 mil para o hospital comprar materiais diversos para o trabalho em prol do combate da COVID-19.