Ibitinga, Terça, 03 de Dezembro de 2024
Apimentado
Seção do jornal impresso do Folha de Ibitinga, que relata a Sessão de Vereadores
Seção Apimentado, publicado na edição nº 600, de 01/05/2021.

Pronto Socorro da Vila Maria

 Os vereadores Marco Antônio da Fonseca (PDT), Murilo Bueno (PDT) e Richard Porto de Rosa (PSDB), assinaram um requerimento de informação para saber se a prefeitura municipal possui intenção de manter funcionando Pronto Socorro da Vila Maria, após o período da pandemia, já que o local foi transformado em um Centro de Atendimento ao COVID-19.

Pós pandemia

  O documento foi lido e aprovado na noite da terça-feira 27. Na justificativa do questionamento ao Executivo, o documento traz a informação que se dá em virtude da grande preocupação da população daquela região, que sempre buscam por atendimento no Pronto Socorro da Vila Maria, e que no momento atual, estão com medo que o atendimento não volte mais a funcionar normalmente após a pandemia.

Aumento

 “Agora imagina, tudo concentrado em um único Pronto Socorro em nossa cidade, em um único Pronto Atendimento”, explicou Richard, sobre a questão de possibilidade, ainda que remota, de fechar o PS da Vila Maria, após a pandemia. Para Richard, o número de atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) já aumentou quando o Pronto Socorro da Vila Maria deixou de atender a população daquela região da cidade para atender exclusivamente casos de COVID-19.

Emergência e urgência

  Richard disse ainda, na explicação pessoal, que a região do Jd. Ypê e Jd. Paulo de Biazi também possuem uma população muito grande e que deveria ter um Pronto Socorro, pois “também carece de um atendimento de urgência e emergência”, explicou.

Por horas

  Richard ainda alertou que o 'Covidário', como ele chamou o Centro de Atendimento ao COVID-19, tem um atendimento prejudicado. O vereador afirmou que pessoas estão esperando por horas, no seu atendimento, e que segundo ele, a ideia inicial do local era ter um a agilidade no atendimento e que o paciente pudesse sair daquele recinto já portando os medicamentos necessários; o que segundo o vereador, não ocorre.

Farmácia 24 horas

  “A pessoa vai lá, está positivado, está infectado, ele pode infectar outras pessoas. Se ele não consegue pegar o remédio, ele vai voltar lá depois. Essa pessoa não é para estar andando pela cidade”, explicou Richard, sobre outra a queixa que a farmácia no Covidário, não está funcionando em todo o tempo que o atendimento a população está ocorrendo. Para o vereador, se o PS estava funcionando na Vila Maria 24 horas, o ideal é que a farmácia também possa funcionar por 24 horas.

Funcionários

 Já os vereadores Adão Ricardo Vieira do Prado (PSL) e Célio Roberto Aristão (PSL), querem saber quantos aparelhos respiratórios e quantos funcionários estão empenhados no atendimento do Centro de Combate a CO-VID-19, na Vila Maria.

Oxigenação

  O requerimento da dupla do PSL ainda questionou se o local tem ambulância e a disponibilização de oxigênio. A prefeitura deverá responder os questionamentos de foram regimental.

Demora

   Sobre os medicamentos no PS da Vila Maria, o vereador Edson Fernando Inácio (MDB) afirmou que conversou com a prefeita Cristina Maria Kalil Arantes, e que ela passou a informação que a compra de medicamentos foi feita recentemente, e que por isso, a demora. Fernando afirmou que a preocupação de Richard é válida, e que é essencial que o paciente já saia do Centro de Combate ao COVID-19 já com os medicamentos.

Dedicação

“Muito pouco tempo, muitas coisinhas precisando se ajustar”, explicou Fernando sobre o serviço no Covidário. O vereador ainda explicou que o trabalho naquele local esta sendo feito com muita dedicação.

Melhoramentos

“Vai melhorar? Vai melhorar, dia a dia”, explicou Fernando sobre ajustes que o Covidário está passando. 

Acompanhantes

  “É importante que as pessoas vá com o mínimo possível de acompanhantes”, explicou a presidente a Câmara, Daniela Cristina Souza Branco de Rosa (PSL), explicou a vereadora sobre a preocupação da aglomeração e distanciamento. Daniela da Rádio ainda firmou que o local chegou a atender 150 pessoas, em um único dia.

comentários Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546