Luz
Na terça-feira (07), o vereador Dr. Fernando Inácio (MDB) apresentou um requerimento de informação que questiona possíveis dívidas do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). O vereador quer saber se existe dívida da autarquia, de energia, em atraso neste ano de 2021.
Me dá um Dinheiro aí
Fernando ainda questionou, no mesmo documento, quanto o SAAE já recebeu de repasse da prefeitura neste ano de 2021. Fernando também aproveitou para saber se a autarquia, gerida pelo vice-prefeito Frauzo Ruiz Sanches, precisará de repasse ainda este ano, e se precisar, de qual valor.
Pediu: recebeu
Este ano, só no mês de abril, a prefeitura destinou para o SAAE, um valor total de R$ 3.184.000,00 (Três milhões, cento e oitenta e quatro mil reais). O montante, só foi enviado para os cofres do SAAE, depois que os vereadores aprovaram tal destinação, em plenário da Câmara, durante Sessão Legislativa do dia 09 daquele mês.
Cabreiro
“Fui questionar algumas informações do SAAE e as informações não estão batendo. Isso está me deixando um pouquinho cabreiro em relação a isso”, disse o vereador Fernando. Sobre a destinação de dinheiro ainda em 2021, Fernando acredita que isso vier a ser necessário, a contabilidade e a administração do SAAE está falha.
Aprovaram
“Esta Casa toda hora está se propondo a ajudar. Sim, sim, sim. Muitas vezes nós ouvimos do próprio SAAE que, quando acontece alguma crítica contra o SAAE, [eles falam;] ah, os vereadores que aprovaram. Então se o vereador aprovou, o vereador tem que estar mais em cima aí pra cobrar deles, porque aquela história, o Legislativo é o Legislativo, o Executivo é o Executivo”, explicou Fernando.
Déficit
“A gente vê tantas bombas sendo queimadas, eu não me lembro de ter acontecido isso com tanta frequência assim, não é só no Santo Expedito, é Jd. Natália, Centro da cidade, é o tempo inteiro sem água, e os valores lá em cima. Acho que é de grande valia, esse requerimento”, disse Richard Porto de Rosa, sinalizando, que também gostaria de saber sobre os possíveis déficits monetários que a autarquia pode ter.
5 dias
O questionamento com olhar voltado para a administração do SAAE, um dos 'braços' da administração da prefeitura, emerge na Câmara de Vereadores, uma semana depois, que o bairro Jd. Santo Expedito ficou 5 dias sem abastecimento de água, depois que uma bomba de captação de água, segundo a autarquia, apresentou problemas.
Luz 2
A presidente da Câmara, Daniela Cristina Souza Branco de Rosa (PSL), explicou que questionou a CPFL sobre a obrigação de troca de lâmpadas das vias públicas, e recebeu a notícia que a obrigação da manutenção de lâmpadas dos postes da via pública, é da prefeitura, e vice-versa. O desabafo foi feito quando a vereadora explicava sobre um requerimento de informação sobre de quem é a obrigação.
Escuro
Daniela Cristina, explicou que a falta de luz nas ruas é um problema que envolve ponto de tráfico de drogas e insegurança. No escuro, os criminosos, segundo Daniela, se aproveitam para vender entorpecentes.