Transparência
Na última Sessão Legislativa do dia 14, o vereador Marco da Fonseca (PTB) solicitou via requerimento, o envio de todos os pareceres e relatórios da contabilidade da Santa Casa, confeccionados por uma empresa que presta serviço para o hospital. O vereador relatou a necessidade do envio de janeiro de 2017 até os dias atuais. Os vereadores Richard Porto de Rosa (PSDB) e Murilo Cavalheiro Bueno (PDT), também assinaram o requerimento.
Faltou transparência
“Mais um requerimento, enviado para a Santa Casa, em razão do Portal da Transparência não estar transparente”, explicou o vereador Marco. O vereador relatou em Sessão Legislativa, que o portal do hospital deveria ser alimentado de informações de receita e despesas.
Recursos públicos
A necessidade da transparência de informações contábeis do hospital, se dá, devido a prestação de contas que a entidade deve a sociedade, já que recebe recursos públicos para gerir os cuidados da população.
Tudo que vai fica
O vereador Marco ainda relatou que este ano outros requerimentos sobre o mesmo assunto já foram protocolizados e aprovados na Câmara de Vereadores, mas quando enviados para o Executivo, não foram respondidos.
Questionados
O vereador Fernando Inácio (MDB) relatou em Sessão que o hospital possui uma empresa gestora de contabilidade de excelência, e que a empresa foi até indicada por outro hospital de Matão. Fernando foi interventor na Santa Casa de Ibitinga. Às vezes a gente tem que se dedicar ao máximo e quando a gente sai do Poder Executivo, somos bem questionados”, disse Fernando.
Só um pouquinho mais
“Só para fortalecer, a Santa Casa está muito bem, só precisa ser um pouquinho mais divulgada”, explicou Fernando.
Investigação
Um requerimento de informação aprovado na Câmara de Vereadores solicita, cópia de um laudo pericial 'imprescindível para a solução da investigação', sobre a questão da queda do muro do Centro de Especialidades. A autora do documento, Alliny Sartori (MDB) reiterou que a queda do muro danificou um carro zero quilômetro destinado através de emenda parlamentar para a cidade de Ibitinga. Durante uma chuva forte, o muro acabou desabando em cima do veículo, no último dia 29 de novembro.
Tragédia
Alliny ainda questionou quanto tempo o veículo estava no local, quem é o responsável pela construção daquele imóvel, e se o veículo possuía seguro. Na Sessão, Alliny classificou o acidente como 'tragédia'.
Veículos
Alliny ainda explicou na Sessão que ao todo foram 4 veículos novos doados para Ibitinga, sendo dois deles de indicação de emendas de um deputado estadual e dois deles fruto de indicação da própria vereadora. Os veículos foram destinados como ferramenta de trabalho da Saúde.
Urgente
Um pedido de urgência regimental, para avaliar uma possível destinação de recursos da prefeitura para o SAAE, foi negado pelos vereadores. O Executivo protocolizou o documento, que previa a destinação de mais de R$ 1 milhão da prefeitura para o SAAE, poucas horas antes da Sessão começar. Se tivesse sido incluído na ordem do dia, de forma de urgência, poderia ser votado e aprovado no mesmo dia, o que agora, deve ser avaliado (a destinação do dinheiro) em sessão oportuna.
Imagem
Para o vereador Fernando, a medida de enviar mais R$ 1 milhão para o SAAE, é algo para deixar o atual gestor da autarquia, Frauzo Ruiz Sanhes, com o 'CPF limpo', como classificou em Sessão. Para Fernando, o atual gestor não quer ter a imagem arranhada por questão de déficit orçamentário e fiscal, neste ano de 2021 do SAAE.