Ibitinga, Segunda, 04 de Novembro de 2024
Apimentado
Seção do jornal impresso do Folha de Ibitinga, que relata a Sessão de Vereadores
Seção Apimentado, publicado nas edições nº 636 e 637, de 08 e 15 de 01/2022.

Vida noturna

 Na última Sessão Legislativa do ano de 2021, no dia 23 de dezembro, a vereadora Daniela Cristina Souza Branco de Rosa (PS) afirmou que os índices de criminalidade em Ibitinga estão alto, tanto roubos quanto furtos. O comentário surgiu quando a vereadora mencionava os motivos sobre um requerimento de informação, que questionou a prefeitura, sobre a possibilidade de inserir ronda noturna no Jd. Girassol. Daniela Cristina explicou, que mesmo o bairro sendo um bairro jovem, moradores daquela localidade solicitaram tal melhoria.

Examinando

  A presidente da Câmara ainda questionou, via requerimento de informação, como é realizada a triagem e o atendimento a fila de espera para a realização de exames de ultrassonografia, ressonância, bem como os demais exames por imagem, oriundos da cota do SUS (Sistema Único de Saúde). Daniela também perguntou de que forma são separados as solicitações de exames.

Participar pra ficar sabendo

   Na justificativa, a vereadora explicou que muitas pessoas estão aguardando, na fila para a realização de tal procedimento. Ainda a vereadora explicou, em época de pandemia, que outras patologias e demandas da área da saúde aumentaram, e o número de pessoas a procura de atendimento médico, levou a vereadora em “participar para ficar sabendo como é feito este cadastramento e triagem” dos atendimentos em questão. A resposta pode chegar na Câmara, no prazo regimental.

Gestor

  A vereadora Janaína Zambusi Nogueira Bastos (MDB), questionou o abastecimento de água da cidade de Ibitinga, através de um requerimento de informação, que deverá ser respondido pelo gestor daquela autarquia.

Parou por quê?

   A vereadora quer saber quantos poços de abastecimento de água do SAAE estão parados, sem funcionamentos em Ibitinga. Ela ainda esticou a pergunta para saber a data referida da interrupção dos serviços dos referidos poços, e também, os motivos da paralisação dos serviços desses poços.

Localização

  Janaína ainda solicitou a localização dos poços sem funcionamento. Na justificativa do projeto, a vereadora explicou que se existe poços parados, sem produzir água, então os mesmos geram deficiência no abastecimento de água na cidade, bem como as indagações da população devido a situação.

Estiagem

   A atual administração do Poder Executivo, que esta no Poder da Administração da cidade desde 2017, sentiu na pele as ‘adversidades’ no trabalho em prol da população. A estiagem de 2021 foi tão severa, por variantes climáticas em todo o mundo, que no Brasil, principalmente em grande parte do estado de São Paulo, houve racionamento de água nos municípios e também falta de água. Entre os agravantes de uma estiagem prolongada é quando o nível dos poços profundos ficam prejudicados ao ponto de queimar bombas de água, quando não há água para sucção. Não há informações divulgadas, se existe um programa de monitoramento dos poços para evitar a queima de bombas.

Dilúvio

   Agora, o nível dos lençóis freáticos devem seguir melhorando, já que existe um grande quantidade de chuvas, nesta época do ano. A Defesa Civil Estadual, até emitiu vários alertas de tempestades que poderiam trazer tempestades na região. Nesta última semana, um dos alertas da Defesa Civil, registrou que as chuvas entre as regiões de Araraquara e Bauru, entre os dias 04 e 08, poderiam ficar com volume de 100 a 145 milímetros. É muita chuva para um pequeno espaço de tempo; todo cuidado é pouco.

Todo silêncio é pouco

   Janaína não fez o uso d a palavra para explicar aos presentes, e a população que acompanhava a Sessão Legislativa, mais detalhes sobre o seu questionamento sobre o SAAE. O requerimento deverá ser encaminhado para o gestor daquela autarquia, Frauzo Ruiz Sanches, e respondido dentro do prazo regimental.

  

comentários Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546