Alteração e aumento
Na noite da terça-feira (25) a Prefeitura conseguiu a aprovação de uma nova lei que alterou o quadro de comissionados (contratados sem concurso). Já na manhã da quarta-feira (26), a prefeita Cristina Arantes, anunciou nas redes sociais, um aumento para os servidores concursados. Este último tema, ainda será apreciado pelos vereadores em Plenário da Câmara de Vereadores.
Alteração e aprovação
Na noite do dia 25, só tinha um projeto para a apreciação dos vereadores. Era um projeto substitutivo, do projeto sobre o quadro de cargos comissionados, que alterou o projeto de lei aprovado no dia 18.
Anúncio
O anúncio, no dia 26, de Cristina Arantes, foi de uma proposta para que o aumento dos salários dos servidores municipais, possa ser de 16%. No ticket, a ideia é que o aumento possa ser de 25%. O projeto, segundo Cristina, só precisa da aprovação dos vereadores, quando volta o trabalho da Câmara, em fevereiro.
Reajustes
Os servidores concursados da prefeitura não tiveram reajustes em 2021. Em 2020, o aumento foi de 3,50%. Segundo anúncio na internet, no dia 26, Cristina afirmou que a proposta do reajuste de 16% é o maior da região e o maior já concedido nas últimas administrações.
Não esperaram
Um dia antes do anúncio da prefeita, no dia 25, o SINDISERV, sindicato que representa os servidores, anunciou que teria uma reunião com a prefeita no dia 28, para ajustar detalhes do projeto de lei de reajuste salarial. Cristina se ante-cedeu, e declarou o aumento no dia 26. Ninguém sabe se essa porcentagem de reajuste poderia ser maior. A presidente Nússia Benjamim de Moraes fez um vídeo, onde reclamou que não foi ouvida, mas que reconhece o benefício e a boa intensão do reajuste.
Aval Jurídico
Sobre os comissionados, o processo na Justiça, que levou uma Ação de Inconstitucionalidade, da atual administração, sobre o quadro de comissionados (contratados sem concurso), parece ter chegado ao fim. Um parecer do departamento jurídico da Câmara de Vereadores deu aval, segundo a Mesa Diretora da Câmara, para a votação desta nova lei, aprovada dia 25.
Concursados e comissionados
O projeto sobre o quadro de comissionados já tinha sido aprovado no dia 18, depois voltou a ser votado no dia 25. O vereador Fernando Inácio voltou a lembrar, que vê muita diferença entre os salários dos comissionados e o dos concursados. E que ainda, quando na semana passada citou os cargos de comissão do SAAE, citou, não porque ele acha injusto a remuneração, mas porque ele acredita que aquela autarquia vem passando por dificuldades financeiras nos últimos tempos e que o gestor geral deveria por isso em consideração, antes de propor reajustes.
Difícil
“O SAAE está passando um momento muito difícil, financeiro, mas tem funcionários há muitos anos, que trabalham bastante”, explicou Fernando. Outra indicação, foi sobre servidores que recebem menos de um salário mínimo. “Não estou dizendo que quem recebe mais não deva receber, mas é que tem muitos funcionários que estão recebendo abaixo do mínimo”, explicou.
Pedrona
O vereador Fernando ainda lembrou que entra prefeito e sai prefeito, e a questão dos comissionados fica sempre sendo uma pedra no sapato para a prefeitura. Lembrou também que a remuneração de funcionários concursados precisa de alterações para valorizar o servidor concursado.
7 x 1
Ele voltou a lembrar que o atual projeto sobre o quadro de comissionados, está trazendo uma economia de 7 cargos.
Fotografia
A vereadora Alliny votou contra o projeto dos comissionados. Na noite do dia 25, durante a Sessão, ela justificou que os funcionários concursados não estavam sendo valorizados. No dia seguinte a prefeita anunciou o aumento para os concursados, junto com um colegiado de vereadores e secretários, no gabinete do Paço Municipal. Alliny não saiu na foto e na transmissão da internet.
Fake News
A vereadora Janaína Bastos lembrou, durante a Sessão, que muitas pessoas de Ibitinga distorceram os fatos, sobre as leis dos comissionados. Ela disse que sempre existiu os cargos comissionados. Para a vereadora, usaram de má fé em propagar informações distorcidas.