Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Eleição XI

Depois dos finais de semana (20 e 27), no início da outra, 28, teremos o 2º Turno das Eleições Presidencial e Governador, do Estado.

Tenho assistido alguns programas do Horário Eleitoral Gratuito e, confesso, tristemente, onde chegou a política brasileira. É uma vergonha.

As propostas, quando são apresentadas, são retóricas. Uma frase que dizem fazer parte das “Propostas de Governo”, que estão registadas no TSE, no site: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/divulgacandcontas/#/candidato/2018/2022802018/BR/280000614517.

A proposta do candidato Bolsonaro (PSL) – com a Coligação Brasil Acima de Tudo – Deus Acima de Todos – é capeado com o nome dessa coligação e “O CAMINHO DA PROSPERIDADE” - “Proposta de Plano de Governo” e logo abaixo citando JOÃO 8: 32: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Na página seguinte, numa introdução à Proposta:

O BRASIL LIVRE

 Propomos um governo decente, diferente de tudo aquilo que nos jogou em uma crise ética, moral e fiscal. Um governo sem toma lá-dá-cá, sem acordos espúrios. Um governo formado por pessoas que tenham compromisso com o Brasil e com os brasileiros. Que atenda aos anseios dos cidadãos e trabalhe pelo que realmente faz a diferença na vida de todos. Um governo que defenda e resgate o bem mais precioso de qualquer cidadão: a Liberdade. Um governo que devolva o país aos seus verdadeiros donos: os brasileiros.

Às págs. 11, do total de 81, está o compromisso com nossa Constituição: 

TUDO SERÁ FEITO DENTRO DA LEI NOSSA CONSTITUIÇÃO PRECISA SER RESPEITADA! Mesmo imperfeita, Nossa Constituição foi feita por representantes eleitos pelo povo. Ela é a LEI MÁXIMA E SOBERANA DA NAÇÃO BRASILEIRA. Lamentavelmente, Nossa Constituição foi rasgada nos últimos anos, inclusive por muitos que deveriam defendê-la. Nosso conjunto de Leis será o mapa e a BÚSSOLA serão os princípios liberais democratas para navegarmos no caminho da prosperidade. Enfrentaremos o viés totalitário do Foro de São Paulo, que desde 1990 tem enfraquecido nossas instituições democráticas.

Na sequência: DESAFIOS URGENTES CONTRA a criminalidade, corrupção e aparelhamento do Estado para estancar os estragos e iniciar o processo de recuperação do país, da economia e da Democracia. • Mais de 62 mil homicídios por ano. • Mais de UM MILHÃO de brasileiros foram assassinados desde a 1ª reunião do Foro de São Paulo. • Epidemia de crack, introduzido no Brasil pelas filiais das FARC. • Corrupção generalizada e ameaças às instituições que a estão combatendo. • Infraestrutura insuficiente e deteriorada. • Educação e saúde à beira do colapso. • 13 milhões de desempregados, oficialmente. • Desrespeito às leis, à vida, à propriedade privada e à Constituição Brasileira! UM BRASIL EM ROTA FISCAL EXPLOSIVA!

O Programa de Haddad (13), é capeado por uma foto com Manuela D`Avila à esquerda, Haddad ao centro e Lula à direita (na mesma posição de Manuela). Os dizeres dessa capa: COLIGAÇÃO O POVO FELIZ DE NOVO (PT – PCDOB – PROS) BRASÍLA, 11 DE SETEMBRO DE 2018. Presidente Haddad é Lula 13 – Vice Manuela D´Avila.

Na página seguinte, como se também fosse uma introdução à Proposta e Plano de Governo (pág. 3), está assim redigido:

O BRASIL FELIZ DE NOVO Não adianta tentar parar as minhas ideias. Elas já estão pairando no ar, e não tem com prendê-las. Luiz Inácio LULA da Silva (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em 7 de abril de 2018) Lula é uma ideia e agora um Plano de Governo. Sua liderança traduz-se hoje em uma ampla frente política e social, capaz de tirar o Brasil da encruzilhada histórica em que nos encontramos. Ou o país constrói o seu caminho para a democracia, desenvolvimento e a justiça social, ou afundará no rumo imposto pelo ilegítimo governo Temer e PSDB e sua maioria parlamentar, com apoio de setores da mídia e do empresariado. Desde o golpe de 2016, inúmeros direitos foram cassados, violados e massacrados em um período curto da história brasileira. A perseguição judicial a Lula, com amplo respaldo midiático, que se materializou no indeferimento de sua candidatura a Presidente da República pelo Tribunal Superior Eleitoral, é o maior exemplo disso. A arbitrariedade do impedimento da candidatura de Lula – que lidera todas as pesquisas de intenção de votos - interdita a alternativa reconhecida pelo povo brasileiro para o desfecho da crise política no Brasil. Nesse cenário, a Coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT, PCdoB e PROS) apresenta a candidatura FERNANDO HADDAD PRESIDENTE e MANUELA D’ÁVILA VICE-PRESIDENTA para defender o Plano de Governo pensado por Lula e pelas forças sociais e políticas que o apoiam. Este documento, que foi construído a milhares de mãos, é portador do compromisso dessa candidatura com a melhoria da vida de milhões de brasileiros e brasileiras. Este Plano de Governo de Fernando Haddad e Manuela D’Ávila propõe uma verdadeira refundação democrática do Brasil para recuperar a soberania nacional e popular, atingidas duramente a partir do golpe de 2016. Defendemos também um projeto nacional de desenvolvimento que enfrente a crise social e econômica que massacra nosso povo e um novo período histórico de afirmação de direitos dos trabalhadores das cidades, dos campos e das florestas, das mulheres, das juventudes, de negros, negras, indígenas, LGBTIs, espalhados pelas várias regiões desse país tão rico em diversidade. O povo brasileiro sabe da nossa capacidade de conduzir o Brasil como ocorreu com a liderança de Lula durante as crises de 2003 e 2008, por exemplo. Liderança essa que levou o país a um novo patamar no concerto das Nações, fazendo-se respeitar nacional e internacionalmente pelos resultados obtidos na luta pela paz e contra a fome, na geração de empregos, na criação de políticas inovadoras promotoras de igualdade. Pelo que fez e vai fazer, a coligação O POVO FELIZ DE NOVO, com a candidatura de Fernando Haddad, é a alternativa política da maioria do povo para o grave momento atual.

À pág. 14, o Programa de Plano de Governo do PT propõe:

1.4 O BRASIL PRECISA DE UM NOVO PROCESSO CONSTITUINTE: A SOBERANIA POPULAR EM GRAU MÁXIMO PARA A REFUNDAÇÃO DEMOCRÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS O golpe aprofundou a crise de representação política e agravou o desequilíbrio no sistema de pesos e contrapesos das instituições republicanas. A refundação democrática liderada pela COLIGAÇÃO O POVO FELIZ DE NOVO implicará mudanças estruturais do Estado e da sociedade para restabelecer o equilíbrio entre os Poderes da República e assegurar a retomada do desenvolvimento, a garantia de direitos e as transformações necessárias ao país. Para assegurar as conquistas democráticas inscritas na Constituição de 1988, as reformas estruturais indicadas neste Plano e a reforma das Instituições, é necessário um novo Processo Constituinte. Para tanto, construiremos as condições de sustentação social para a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, livre, democrática, soberana e unicameral, eleita para este fim nos moldes da reforma política que preconizamos. Nosso governo participará logo após a posse da elaboração de um amplo roteiro de debates sobre os grandes temas nacionais e sobre o formato da Constituinte.

Propõe, portanto, uma Nova Constituição.

Acho que vale e pena o eleitor, antes de votar, acessar o site do TSE e procurar pelos Planos (Programas) de Governo. Ninguém precisa engolir gato por lebre; nem lobo, em pele de cordeiro.

comentários Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546